- Ano: 2014
-
Fotografias:Milad Pallesh
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estúdio Aa transformou uma antiga sala de caldeiras em Amsterdam Zuid em um escritório moderno para a empresa de investimentos Nedvest. Soluções inteligentes, reciclagem e construção artesanal, foram fatores chave que percorreram o desenvolvimento do projeto. O ponto de partida foi o uso mínimo de recursos, com o objetivo de criar um ambiente contemporâneo, flexível, saudável e sustentável, seguindo o caráter dessa empresa familiar.
Logo na entrada do edifício a distribuição clara dos programas, o uso de materiais robustos e os acabamentos luxuosos, evocam um sentimento de confiança no cliente. O escritório oferece espaço suficiente, tanto para reuniões, quanto para momentos de privacidade, e as estratégicas linhas de visão proporcionam uma sensação de amplitude. A continuidade dos elementos, como as estruturas de aço e as escadas de madeira, geram uma boa conectividade interior e um sentido de unidade no edifício. Partindo dessa base sólida, a empresa tem o espaço para uma maior interpretação pessoal.
Qualquer pessoa que entre no edifício da Nedvest será surpreendido pela luz natural, a especialidade e o desenho robusto. O edifício abriga salas de reunião amplas, um espaço flexível no subsolo, um pavimento aberto de trabalho com grande capacidade, sala de estar, cozinha e instalações sanitárias no térreo, e uma sala de reuniões mais íntima no primeiro pavimento.
As estruturas de aço escuro que chamam atenção de quem entra no edifício, foram utilizadas em todo o projeto, gerando um contraste perfeito com o carvalho, os pisos de ferro fundido e as paredes claras. Dispersas pelo edifício encontram-se quatro mesas de conferências, cada uma com um acabamento único. Vidro, mármore, aço e madeira proporcionam uma base sólida para um diálogo proveitoso. Estantes especiais para plantas dão um toque verde e proporcionam um entorno saudável para o trabalho. Uma marcante escada com degraus de madeira e parapeitos de aço conecta os pavimentos.
Em um período de construção muito curto e um orçamento justo, a arquiteta e estilista Petra van Roon e o construtor Dimitri Bouw buscaram soluções inovadoras na própria obra, com o objetivo de alcançar o máximo efeito com os mínimos meios. O artesanato foi chave da execução do projeto. As estruturas de aço bruto foram feitas sob medida por um ferreiro artesão, e um carpinteiro transformou um tronco de árvore na mesa de conferências. A reutilização inteligente e "copiar o princípio Ikea" foram ações que geraram soluções econômicas com um caráter de luxo para o mobiliário do edifício.
O uso criativo dos materiais é refletido também nos acabamentos. As paredes, que tem um aspecto de concreto aparente, na verdade, foram cobertas com uma superfície adesiva.